Eficácia da Comissária de Avarias no Transporte do Brasil

Em novembro, a GRTV, canal de debate e notícias relacionados à gerência de riscos, veiculou o primeiro episódio do Podcast Casos Práticos. Mensal, a atração é apresentada pelo consultor e auditor de riscos Luis Vitiritti e está disponível no canal GRTV, no Youtube. Na estreia do podcast, a produção recebeu Nivaldo Sardeiro, sócio diretor da Líder Brasil Comissária de Avarias, para falar sobre o segmento de transporte.

Sardeiro iniciou a entrevista comentando o principal desafio de uma empresa comissária de avaria para atender aos seus clientes no território brasileiro. Para ele, são diversos os desafios, porém ele destaca a rede dos colaboradores. Devido à grande extensão territorial do nosso País é muito difícil formar uma rede de prestadores que atenda todas as localidades.

Isso se reflete no atendimento na estrada. Muitas vezes as rodovias ficam interditadas em função de algum acontecimento como a queda de uma ponte, por exemplo, e as equipes não conseguem chegar até os locais das ocorrências. “Então, se não tiver uma integração de informações de diversos players do mercado muitas vezes fazemos uma rota e nos deparamos com situações que inviabilizam a nossa chegada. O próprio o trânsito gerado por uma ocorrência pode interferir na chegada do prestador ao local”, indicou.

Existe uma diversidade climática e também dos tipos de acidente para o qual se presta atendimento e que geram trânsito. Cada caso é muito particular. Quando tem um cliente específico, a Líder elabora um manual contemplando todos os tipos de ocorrências e procedimentos adequados para aquele determinado produto. Entretanto, a companhia tem diversos clientes, dos mais variados segmentos, como por exemplo, transportadores de cargas diversas, que transportam desde computadores e eletrodomésticos como produtos agrícolas, grãos. Enfim, todo tipo de produto.

“Oferecer recursos a distância também é um grande desafio pela grandeza da extensão territorial e pelo lugar onde a carga está exposta. E é justamente para prevenir situações como essas que credenciamos nossos fornecedores antecipadamente, pra não ficar na mão de nenhum oportunista. Além disso, tem a questão do custo. Existem muitos aproveitadores nesse meio, que se deparam com uma situação adversa e se aproveitam da situação majorando os preços. Então, é fundamental ter empresas previamente credenciadas para evitar esses atravessadores e diminuir os custos no atendimento”, pontuou.

Existem, ainda, outras dificuldades relacionadas a necessidade de implementação de cadastramento de empresas e segurança, pois devido a cultura da maioria da população a segurança no local se faz muito importante. “Não é incomum a ocorrência de saques e desvios de cargas. Sendo assim, é fundamental cuidar, manter sempre a segurança no local. Há que se ter todos os cuidados, pois além do produto e das pessoas tem ainda exposição de marca e muitas vezes a contaminação do meio ambiente. Então, tem uma série de serviços agregados. Não é simplesmente o resgate das mercadorias”, explicou.

Quando o assunto é tecnologia e inovação, a Líder está sempre na vanguarda. A cada dia que passa a tecnologia vem agregando ferramentas para esse segmento de logística, trazendo mais desenvolvimento para os veículos e armazéns. Com 25 anos de atuação no mercado, a Líder mantém um treinamento a distância. De acordo com Sardeiro, o desenvolvimento das reuniões virtuais, iniciado durante o período pandêmico, possibilitou a melhoria na área de treinamento para os colaboradores, solucionando o problema da capacitação e treinamento das equipes espalhadas pelo território nacional.

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