Painel Especial aborda proteção de dados em seguros

O Painel Especial, programa da GRTV que aborda comodidade, praticidade e conforto, recebeu em sua vigésima primeira edição, a responsável de compliance da Angelus Seguros, Luciana Braga e André Aguiar, CTO do Grupo Prever Sul. Durante o bate-papo, que é conduzido pelo jornalista Paulo Alexandre e conta com participação do consultor econômico, Francisco Galiza, os convidados falaram sobre proteção de dados em seguros.

Em suas considerações iniciais, Galiza falou sobre a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que foi estabelecida em 2018. “Então o assunto que iremos abordar hoje é uma outra dimensão, pois essa lei estabelece as condições de como os dados devem ser tratados pelas empresas, quais são suas obrigações, como eles devem ser controlados, criação de normal, entre outros. Nesse programa iremos abordar esse assunto sobre dois enfoques: compliance e tecnologia”, informou.

Para Luciana, em termos de compliance, existem dois desafios da proteção de dados. “O primeiro desafio que eu trago é a questão cultural, é uma mudança no modo de pensar das pessoas. Existem falsos pressupostos de que quanto mais dados a empresa tiver das pessoas, melhor! E muitas vezes as empresas acabam solicitando dados que não sabem quando vão utilizar ou se um dia irão utilizar. O segundo desafio é a adequação na legislação, pois ela permeia toda empresa, não só a área de tecnologia ou compliance, mas toda a organização. Então a gente precisa iniciar o programa de conformidade com a conscientização das pessoas ”, explicou.

De acordo André, foram diversos os desafios da proteção de dados para a tecnologia. “Para destacar os principais desafios, eu trouxe aqui a questão de continuar inovando sem deixar de estar em conformidade. Sem dúvidas foi um dos principais desafios quando você tem a LGPD entrando no contexto das empresas. Nós vimos muitos diretores e líderes entenderem no primeiro momento que a LGPD era sinônimo de privação a negócios e, sem dúvidas, foi imposto uma série de adequações e processos foram até inviabilizados a partir de tais mudanças”, destacou.

Confira a entrevista na íntegra:  

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.